Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Iluminação com Trilho Eletrificado

Cada vez mais, a iluminação é de extrema importância na arquitetura e decoração. Além de iluminar o ambiente, quando bem planejada, ela ajuda a criar cenários diferentes e valoriza objetos e obras de arte!


No caso do nosso futuro apartamento, não seria possível rebaixar o teto para fazer um projeto de iluminação. Primeiro porque acho que o pé direito com 2,50 já é baixo e segundo porque não queremos ter esse custo com algo que não acho moderno nem flexível. A solução encontrada foi o uso do trilho eletrificado.


 "O uso de trilho de alumínio é um dos resultados mais bonitos e versáteis. E combina com estilos bem diferentes de decoração. Pode tanto criar um efeito
 descompromissado, bem estúdio do Sonho em Nova Iorque, ou mais elegante, contrastando em um ambiente de peças mais clássicas.
Esses trilhos, que também dão aquele ar de galeria de arte, aceitam diferentes tipos de lâmpadas." Casa Brasil 

O trilho não é a luminária propriamente dita, ela é uma barra eletrificada onde "plugamos" spots direcionáveis que levam a luz até os pontos necessários. Você pode comprar o trilho de uma marca e os spots de outra, basta que o adaptador encaixe em ambos. Também não é necessário comprar o spot que já está pronto para ser parafusado ao adaptador. Procure spots que tenham a base removível.
Quando compramos nosso trilho fomos induzidos a comprar spots três vezes mais caros por não saber dessas informações. Fica o alerta!;)

Como a ansiedade era grande, já compramos nosso trilho e instalamos no apartamento alugado, no final das imagens, vocês poderão ver a diferença que a iluminação trouxe ao ambiente.

Me apaixonei pelos trilhos vendo essas imagens:

















Nosso trilho!!!:)


Iluminamos com trilho e adaptador Altena e


Compre spots com essa estrutura, que parece uma alça. Essa caixinha quadrada é o adaptador.




Nessa foto, só a iluminação do trilho, que dá uma maior dramaticidade ao ambiente.


E nessa, já com a iluminação complementar da ante-sala.


Essa é a imagem do ANTES. Com luz florescente normal... Fica outro ambiente  com luz "quente".
O LED tem mais essa vantagem! Não esquenta quase nada e é super econômico! O investimento inicial é alto, mas a longo prazo sai mais em conta porque dura 30 anos e consome apenas 7W!
É importante pedir a de 2700K que tem a luz mais amarelada, como nas imagens acima!



Quer evitar o gasto e a sujeirada do forro de gesso?! Vai de trilho!!;)

PS:
Anos e anos e dois filhos depois... eis a foto da sala no nosso ap "novo". Ainda não é o trilho e nem o spot do tamanho que eu quero, mas vai logo a foto pra vcs verem como ficou bacana! E também pra tirar umas dúvidas que podem surgir sobre cortina!  







Como não quero mais sujeira e gastos com gesso, optamos por deixar o trilho da cortina aparente! Olha como ele é discreto e combina com o trilho de iluminação! Pessoalmente acho mais bonito que o bandô! Mais bonito ainda é embutido no gesso, mas assim está bom demais né?!!!;)


PS2:

Faz um tempinho que recebi um e-mail muito bacana do Tiago Ventura, leitor do blog que tirou algumas dúvidas comigo sobre trilho. Um dos primeiros a me escrever sobre trilho!! Faz mais de três anos, né Tiago!:)
 Lembro que na época ele falou sobre como seria sua sala, sanca com colmeia aparente, móveis estilosos e uma decoração bem moderna e ousada!  
Pedi que me mandasse fotos quando ficasse pronto pq tinha certeza que com a descrição que tinha feito seria uma decoração daquelas de revista! E é!!
Ele me autorizou a postar as fotos e servir pra vocês como mais uma fonte de inspiração!! Vocês também vão amar as ideias:

  






Parabéns Tiago!! Ficou maravilhoso!!
Obrigada por compartilhar!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...