Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Iluminação com Trilho Eletrificado

Cada vez mais, a iluminação é de extrema importância na arquitetura e decoração. Além de iluminar o ambiente, quando bem planejada, ela ajuda a criar cenários diferentes e valoriza objetos e obras de arte!


No caso do nosso futuro apartamento, não seria possível rebaixar o teto para fazer um projeto de iluminação. Primeiro porque acho que o pé direito com 2,50 já é baixo e segundo porque não queremos ter esse custo com algo que não acho moderno nem flexível. A solução encontrada foi o uso do trilho eletrificado.


 "O uso de trilho de alumínio é um dos resultados mais bonitos e versáteis. E combina com estilos bem diferentes de decoração. Pode tanto criar um efeito
 descompromissado, bem estúdio do Sonho em Nova Iorque, ou mais elegante, contrastando em um ambiente de peças mais clássicas.
Esses trilhos, que também dão aquele ar de galeria de arte, aceitam diferentes tipos de lâmpadas." Casa Brasil 

O trilho não é a luminária propriamente dita, ela é uma barra eletrificada onde "plugamos" spots direcionáveis que levam a luz até os pontos necessários. Você pode comprar o trilho de uma marca e os spots de outra, basta que o adaptador encaixe em ambos. Também não é necessário comprar o spot que já está pronto para ser parafusado ao adaptador. Procure spots que tenham a base removível.
Quando compramos nosso trilho fomos induzidos a comprar spots três vezes mais caros por não saber dessas informações. Fica o alerta!;)

Como a ansiedade era grande, já compramos nosso trilho e instalamos no apartamento alugado, no final das imagens, vocês poderão ver a diferença que a iluminação trouxe ao ambiente.

Me apaixonei pelos trilhos vendo essas imagens:

















Nosso trilho!!!:)


Iluminamos com trilho e adaptador Altena e


Compre spots com essa estrutura, que parece uma alça. Essa caixinha quadrada é o adaptador.




Nessa foto, só a iluminação do trilho, que dá uma maior dramaticidade ao ambiente.


E nessa, já com a iluminação complementar da ante-sala.


Essa é a imagem do ANTES. Com luz florescente normal... Fica outro ambiente  com luz "quente".
O LED tem mais essa vantagem! Não esquenta quase nada e é super econômico! O investimento inicial é alto, mas a longo prazo sai mais em conta porque dura 30 anos e consome apenas 7W!
É importante pedir a de 2700K que tem a luz mais amarelada, como nas imagens acima!



Quer evitar o gasto e a sujeirada do forro de gesso?! Vai de trilho!!;)

PS:
Anos e anos e dois filhos depois... eis a foto da sala no nosso ap "novo". Ainda não é o trilho e nem o spot do tamanho que eu quero, mas vai logo a foto pra vcs verem como ficou bacana! E também pra tirar umas dúvidas que podem surgir sobre cortina!  







Como não quero mais sujeira e gastos com gesso, optamos por deixar o trilho da cortina aparente! Olha como ele é discreto e combina com o trilho de iluminação! Pessoalmente acho mais bonito que o bandô! Mais bonito ainda é embutido no gesso, mas assim está bom demais né?!!!;)


PS2:

Faz um tempinho que recebi um e-mail muito bacana do Tiago Ventura, leitor do blog que tirou algumas dúvidas comigo sobre trilho. Um dos primeiros a me escrever sobre trilho!! Faz mais de três anos, né Tiago!:)
 Lembro que na época ele falou sobre como seria sua sala, sanca com colmeia aparente, móveis estilosos e uma decoração bem moderna e ousada!  
Pedi que me mandasse fotos quando ficasse pronto pq tinha certeza que com a descrição que tinha feito seria uma decoração daquelas de revista! E é!!
Ele me autorizou a postar as fotos e servir pra vocês como mais uma fonte de inspiração!! Vocês também vão amar as ideias:

  






Parabéns Tiago!! Ficou maravilhoso!!
Obrigada por compartilhar!!


66 comentários:

  1. Oi Samara! Adorei o post! Ótima dicas...Bem, e se eu quiser colocar um trilho maior, no teto todo (>2m) vc sabe se eles se unem ou é necessário outro ponto de luz...? A instalação é fácil?
    Parabéns de novo pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por gostar do post,Lívia!!
      Se você quer colocar um trilho de 2m, já encontra com esse tamanho nas lojas, mas se quer ainda maior ou fazer ângulos de 90º é só comprar o conector que não precisa ter outro ponto de luz, a corrente passará por todo trilho! A instalação é teoricamente fácil... (meu marido que fez a nossa),mas recomendo que você procure um eletricista indicado pela loja onde comprar o trilho! Ele com certeza vai deixar tudo seguro e bem instalado!;) Grande abraço e boa sorte com seu trilho!!

      Excluir
  2. Oi Samara,

    onde vc comprou o trilho e os spots? Obrigada!
    Abs,
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina!!
      Comprei na Paroma(Av.Santos Dumont, 3701 Fortaleza), mas achei os spots caríssimos! Uma amiga comprou o trilho da mesma marca na Alcylustres(Rua Pedro I,603 e tem também na Padre Antônio Tomás,699 Fortaleza)Foi mais em conta e tem mais variedade de spots!! Espero ter ajudado! Grande abraço!

      Excluir
  3. Samara, muito legal o post, mas tenho uma dúvida, é possível instalar onde há forro?

    obrigada! parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Carolina!!
    E respondendo: é super possível, basta você contratar um bom profissional e pedir que ele use buchas para forro de gesso ou drywall. Pra você entender e ver como é essa bucha, olha esse link da C&C: http://www.cecorienta.com.br/perguntas/buchas-e-fixadores/122

    ResponderExcluir
  5. eu gostaria de adquirir desse trilho para colocar na cozinha com lâmpadas econômicas, onde posso comprar??? vc pode indicar alguns locais??? sou de Sorocaba/SP, e aqui é difícil localizar essas coisas.
    Obrigada, aguardo instruções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liedah! Você pode encontrar em lojas de iluminação! Pesquisei no google(http://www.ilocal.com.br/encontre/Lojas+de+Artigos+para+Iluminacao/SP-Sorocaba/bairro/distrito/regiao/letra/1) vi que em Sorocaba tem algumas lojas
      desse tipo, mas para saber se tem o trilho você pode ligar perguntando pra não ter que ir de loja em loja!
      Se não encontrar em nenhuma, compra em São Paulo que com certeza tem! Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Samara, parabéns pela sala! Estou pesquisando trilhos para colocar os spots na minha sala também, foi assim que cheguei ao seu blog. Tenho uma dúvida: O trilho parece bem fino, estreito, como esconder o buraco no teto de onde saem os fios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João! Obrigada pelo elogio da sala!:) Realmente o trilho é bem estreito, no nosso caso
      precisamos de um gesseiro para fazer um retoque e deixar apenas um orifício pequeno por
      onde saem os fios. Se você for "prendado" rs pode tentar fazer sozinho! Basta comprar um
      pouco de gesso em lojas de material de construção ou depósitos e preencher essas laterais, depois lixar e limpar a sujeira! Mas recomendo mesmo chamar um profissional pra não ter dor de cabeça depois!;)
      Boa sorte com seu trilho!!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!

      Excluir
  7. Ana,
    Para evitar o gesso, estou pensando em colocar trilho. É possivel colocar pendentes com fios mais compridos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É possível deixar pendente, mas não apenas pelos fios. Procure no site da Altena, existe um suporte próprio pra isso! E meu nome é Samara ;). Obrigada por ler meu blog!

      Excluir
  8. Eu comprei um trilho Altena de 2m e 4spots PAR 20 (vou utilizar LED "branco quente") para colocar na sala.

    Será que ficaria muito estranho fazer uma junção em T com outro trilho de 1metro e colocar uns 3 spots GU10 (vou utilizar LED tipo dicroica) fica estranho utilizar PAR20 e dicroica no mesmo ambiente?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  9. Samara,

    Eu comprei um trilho eletrificado de 2 metros e estou colocando nele 4 spots com lâmpada LED PAR20 "branco quente". Estou pensando em comprar dois outros trilhos de 1 metro cada e pluga-los no trilho inicial com o adaptador em forma de T. Nesses dois novos trilhos de 1 metro, colocaria 4 spots menores com lâmpada LED dicroica (2 spots em cada trilho de 1 metro). Deu pra entender a configuração? Ficaria muito estranho combinar iluminação PAR 20 com dicróica (apontando para lugares diferentes?


    | par20
    par20 |
    par20 |
    | par20
    _____|_____
    2 dicr. 2 dicr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogerio,

      Não vejo problemas em combinar no mesmo conjunto de trilhos as lâmpadas PAR 20 com dicroicas (adoro mistura de spots), nessa configuração, acredito que você vá fazer o acionamento intercalado, onde só as dicroicas ou só as PAR 20 possam ser acessas. Quanto a configuração dos trilhos em T, não ficou muito claro se será dessa forma ___|___ ou dessa __|__|__. Se quiser pode me mandar um rascunho com o esquema por e-mail para que eu possa te orientar melhor: samarakpinheiro@yahoo.com.br Boa sorte!

      Excluir
  10. Como que se prende o trilho no teto direto na laje? Tem bucha especial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos! Desculpa a demora na resposta! Se for laje basta uma bucha comum! Se for forro de gesso existe uma especial que abre umas "asas"!;)

      Excluir
  11. Boa noite Samara, vamos colocar um trilho desses em nosso apartamento e estamos com dúvidas a respeito do tamanho do spot que iremos utilizar. Como suas fotos são muito boas, dá para ter uma ideia do tamanho do foco no ambiente. Você poderia me informar quais as dimensões de sua sala para eu poder comparar com a nossa? Agradeço a atenção. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Essa sala da foto tinha 2,40 de largura, mas nos mudamos para uma sala com 3,30 e o foco continua perfeito!!;)

      Excluir
  12. Nossa, fiquei tão empolgada de encontrar um post que nem o seu. Estava desanimada com a iluminação do meu ap, pois tem apenas um ponto de luz no teto em cada ambiente, achei a solução agora!!! Só não sei onde vou encontrar Obrigada Samara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, fico super feliz em ter ajudado!!! Se não encontrar loja física, dê uma olhadinha na internet! Tem sido a saída pra muita gente! Procure também no site da Altena, eles indicam as revendas!;)

      Excluir
  13. Olá, você sabe como prende um pendente no trilho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos! Vai depender do pendente! Se ele for só o fio, você pode fazer a ligação direta no adaptador, mas veja se o peso do pendente será suportado apenas pela ligação interna dos fios dentro do adaptador! Se for aquele pendente com uma base, onde tem o fio de sustentação e o fio da energia... Acredito que não ficará nada estético!;) De toda forma, chame um eletricista de confiança!

      Excluir
  14. Olá Samara!
    Hoje fui na loja da Pedro I que você citou. acabei comprando o trilho de um metro que saiu por 70,00. Na hora de escolher o spot, a única opção que deu pra pagar foi os que recebem aquelas lampadas menores. Não sei se é dicroica ou coisa assim. O spot menor que o seu saiu por 35,00 cada e a lampada de led compatível com o tamanho do spot 30,00. Agora só falta arranjar alguém pra fazer o serviço já que eu morro de medo de mexer com eletricidade. Adorei as dicas! Obrigado! Continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu depoimento! Fico super feliz por ter ajudado!! Sabe que também terei que comprar o spot menor!! Nos mudamos em julho e o teto do novo ap é super baixo (2,40) o que deixou os spots da par 20 muito evidentes!!

      Excluir
  15. Olá Samara! Tudo bem? Adorei seu blog e sua idéia sobre o spot. Há muito tempo vinha procurando uma solução na iluminação do meu quarto de tv/hóspedes/computador. O quarto tem 2,85m x 3m. Posso colocar um trilho de 1,5 m, com 3 spots, dicróicas sem led ou leds normais? Grata pela ajuda! Bj Myla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myla!! Pode sim!!! Isso vai depender do estilo que vc quer! Um trilho de um metro tb comporta tranquilo três a quatro spots, mas particularmente, também prefiro trilhos maiores com os spots mais espaçados!! Já nós mudamos e achei o trilho de um metro super pequeno!! Vamos trocar pelo de dois!;) Obrigada por ler o blog!!

      Excluir
  16. Samara,
    Boa Tarde!!!

    Adorei sua matéria.
    Bom, me encontrei com esse estilo de iluminação e já estava sem coragem de encarar o gesso... rsrsr
    Obsrvei nas suas fotos que as cortinas da sala estão no trilho, pergunto: Será que poderia apenas usar o gesso p/ fazer aquele detalhe da cortina embutida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, Rafaella!!
      É possível fazer uma entrada no gesso para embutir a cortina! Particularmente acho até mais bonito que o bandô! Obrigada pelo elogio a publicação!!;)

      Excluir
  17. boa noite eu nome é Mauro e gostaria de saber se existe trilho para intercalar as lampadas com interruptores ou da pra fazer no trilho monofásico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mauro!! Que eu saiba, todos os trilhos são monofásicos! Também queria muito intercalar o acendimento das lâmpadas pq futuramente teremos sete metros e meio de trilho! Vai pesar no bolso a conta de energia! Uma solução que não fica tão legal, mas ajuda, é você não conectar os trilhos e colocar cada trilho com seu interruptor específico!

      Excluir
  18. Olá Samara, minha dúvida é em relação a quantidade de spots ...
    Nao tenho a minima ideia de como calcular a quantidade para que o ambiente fique com uma iluminação harmoniosa ... vc poderia me ajudar com essa questão ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graciella, eu acho a quantidade bem pessoal porque depende do que você quer iluminar, mas acredito que um bom número seja três spots, Par 20, para cada metro de trilho e uns três ou quatro se for menor!;) obrigada pela pergunta! Deve ser a dúvida de muita gente!

      Excluir
  19. Oi Samara, tudo bem?
    Estou alucinada para por um spot assim na minha sala, mas não sei qual comprimento ideal. A sala (tv/jantar) tem 4m por 3m, aproximadamente, e o furo do lustre atual no teto é centralizado. Qual o comprimento que o trilho deveria ter? E quantos spots você recomenda?
    Além disso, para instalação, seria apenas por uma tampa com buraquinhos (para tampar o buraco do teto + passar os fios) e conectar o trilho?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, minha sala é muito parecida com a tua, então minha ideia é fazer assim ow...

      |__________|
      | |

      com 3 circuitos, ou seja, posso liga-los separadamente ou os 3 juntos.

      Abraço

      Excluir
  20. Oi Patrícia! Existem trilhos com 1m, 1,5m e 2m. Acredito que um trilho de dois metros já seja suficiente para sua sala! Outra opção seriam dois trilhos de 1,5m! Vai depender do seu gosto! Uma dica para ter ideia do espaço que o trilho vai ocupar no teto é colocar uma fita métrica no chão, onde seria o trilho no teto, e ver qual espaço vai ocupar! Para um trilho de 2m recomendo cinco spots e para um de 3m seis spots. Quanto ao detalhe da instalação, posso te responder por e-mail pois precisaria saber mais detalhes! Se for como imagino, vc pode mandar fazer um círculo de acrílico ou ferro brancos( se essa for a cor do teto) para tampar o orifício da instalação e passar os fios para conectar no trilho. Mas se quiser mais detalhes pode me escrever!;) samarakpinheiro@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Samara, parabéns pelo post, achei muito legal e me tirou várias dúvidas. Quero fazer exatamente o que vc fez, escolher o trilho ao invés do gesso evitando sujeira e também gastar menos.

    Tenho mais uma dúvida.

    Meu ambiente só tem um ponto de luz, ou seja, colocarei um trilho maior com vários spots, mas tenho medo do ambiente não ficar muito iluminado quando eu quiser maior luminosidade.

    Será que eu corro esse risco de errar na iluminação do ambiente?

    Minha sala tem aproximadamente 4mt x 3mt e minha idéia é fazer um desenho assim ow

    |_____________|
    | |

    Conseguiu entender? Na linha horizontal quero que tenha mais iluminação e nas pontas onde são menores quero colocar menos iluminação, será que vou conseguir o efeito que eu quero???
    A ideia é fazer 3 circuitos separados, 1 na vertical esquerda, 1 na horizontal toda e o 3º na vertical direita.

    Abraço e parabéns novamente, tua sala ficou muito legal.

    Robson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Robson!! Obrigada pelos elogios! Fico imensamente feliz com cada comentário novo! Deixa eu ver se te ajudo!! Quatro metros por três é uma sala grande, mas acredito que seja possível vc conseguir a iluminação que quer apenas com o trilho horizontal e vários spots! Faz uma experiência! Compra só o trilho maior central e faz a instalação! Vê como fica a iluminação! Como vc esta me falando dos três segmentos |_____|
      | | vai parecer um "i" gigante! Esteticamente não fica legal! Outra saída é fazer um "T" ____|
      | Mas acho que só o central vai resolver!!;) Depois me conta se deu certo!!!

      Excluir
    2. Oi Samara, coloquei os trilhos na minha sala e o resultado foi muito bom..... adorei a luz indireta e ficou muito legal.

      bj e obrigado pelas dicas.

      Excluir
    3. Eu que fico mega feliz com um comentário desses!!;)

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Samara, estou com duvida na distância que devo usar entre o trilho e uma parede rústica. A parede mede 5,50m e pretendo usar 2 trilhos de 2m. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!! Acredito que a distância mínima seja uns 50cm. Na minha casa coloquei 55cm entre o trilho e a parede e gostei do resultado!;)

      Excluir
  24. Ola samara gostei muito da postagem e gostaria de saber qual o melhor modelo de trilho para um quarto de 2,70mt x 4mt para que ele fique bem iluminado, e se ele pode ser instalado em forro de PVC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanni, obrigada por gostar do post!! No seu caso eu colocaria só um trilho centralizado de 2metros! Mas se você quer um
      Ambiente mais sofisticado, troca o forro de PVC por gesso!;)

      Excluir
  25. Bom dia, Samara.
    Eu comprei o trilho eletrificado de 2m pelo walmart. Minha dúvida é a seguinte.

    Pretendo colocar 5 spots nesse trilho. Minha sala é extensa e esse trilho vai ficar centralizado. Eu gosto da luz amarela e estou com dúvidas quanto ao tipo de spot para que a iluminação seja de qualidade. Você poderia me sugerir algum tipo de spot e quanto a lâmpada a ser usada?

    Atenciosamente,

    Renato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato!
      Você deve primeiro escolher entre lâmpadas dicróicas ou Par 20! As dicróicas são menores e muito utilizadas para destacar objetos no ambiente! É uma luz decorativa! A par20 de uso geral! Escolha sempre lâmpadas de LED, principalmente se escolher as dicróicas! Se vc gosta de luz amarela, procure as lâmpadas quentes de 2.700k! Uma sugestão... Pq você não pensa em spots misto?! Três spots para lâmpada par 20, que ajuda na intensidade e "espalha" a iluminação e duas dicróicas!! Assim você direciona essas duas para objetos ou quadros que queira destacar! Mas analise bem!! Não sei como é sua sala!! Estou só sugerindo pq é perfeitamente possível e fica interessante apots de tamanhos diferentes!!!;)

      Excluir
  26. Legal Samara.
    Vai um dica de Light Designer,
    sempre que comprar trilho pense em primeiro ao ponto onde queira iluminar.
    Todas as lâmpadas led substitui halogenas hoje no mercado.
    Para iluminação de Quadro, o legal é usar LED com os modelos da dicróica (use sempre marcas boas como Osram e Philips hoje eles tem direto na rede 90~240V).
    procure usar um ângulo de 35 a 38° Grau e que se afaste ao máximo 80 cm do ponto iluminado.
    Para ter um iluminação geral procure LED PAR20 com soquete E27.
    Para iluminação como mesa de centro utilize as que assimila as AR70, pelo o fato de ser refletora trás uma iluminação mais cênica. as AR70 possui facho de 24° e 8° se você quiser uma coisa mais destacada e deixar o resto mais escuro. utilize as de 8° grau. elas lhe darão maior destaque no objeto iluminado, use também para iluminação de escultura, mesa de centro, aparador, qualquer coisa que queira maior destaque.

    Lembrando que os trilhos tem uma Amperagem máxima de 20A. então sempre respeitar isto na parte elétrica.
    Hoje existe mercado Trilhos que você pode fazer 3 composições de Cenas (circuitos), isto valoriza ambiente e criatividade.

    Jorge Lima
    Light Man

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pelo comentário esclarecedor, Jorge!!!;) Adorei conhecer as AR70!!!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia. O trilho é suficiente pra iluminar um ambiente inteiro que precise de boa iluminaçao, como um espaço gourmet? Fico na dúvida porque a luz dos spots é focada, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

    2. Bom dia, Cristiane! O trilho é suficiente! Mas você tem que colocar um trilho que atenda todo ambiente! Se quer boa iluminação, não dá pra economizar!;) coloque um bom número de spots e lâmpadas par 20! Te indico ir a uma loja especializada de iluminação e conversar sobre os tipos de lâmpada!! Tem um comentário aqui em cima, do Jorge, que é excelente!! Dá uma olhadinha!!;)

      Excluir
  29. AVISO IMPORTANTE: Bom dia, queridos leitores!! Venho avisar que em breve não poderei responder vocês por um motivo muito especial!! Vou ganhar meu segundo bebê!! Passarei uns meses muito atribulada, mas espero em breve voltar ao blog!! Obrigada pela compreensão e um
    Super abraço em todos!!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Samara, tudo de bom pra ti aí no nascimento do teu baby.
    Não deixa de escrever aqui no blog porque as dicas que as pessoas e que você coloca são muito interessantes.

    bj e felicidades a vcs.

    ResponderExcluir
  31. Samara, boa noite, tudo bem? Gostaria de saber as suas experiências e de amigos do blog que tenham instalado na cozinha o trilho com spots, principalmente no quesito design e eventuais problemas com a gordura? Obrigado

    ResponderExcluir
  32. Oi Adriano! Não tenho spot na cozinha, pretendo colocar e não acredito que vá ter muito problema com gordura pq não fritamos quase nada em casa! Espero que mais alguém possa te ajudar!;)

    ResponderExcluir
  33. Olá Sam,eu mesma estou fazendo a decoração dá minha casa ,sabe como é ...uma dica aqui outra ali ,as medidas não se enquadram os defeitos também não.Estou fazendo sanca de gesso e gostaria de saber se a iluminação de trilho paralelo a sanca vai ficar feio ,outra dúvida é a distância do trilho com a parede ,pois tenho ventilador de teto e também o tamanho da sala e 3x3.A luz do ventilador me encomodar então queria muito a luz indireta. tank you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana! No seu caso não recomendo o trilho! Por ter a dança e o ventilador, o trilho pode deixar seu ambiente poluído! O ideal pra você é a iluminação embutida!!;) Caso desista da sanca, coloquei meu trilho a 50cm da parede e gostei!!;)😘

      Excluir
  34. Olá , Samara! Estou pensando em instalar a iluminação com esses trilhos, em vez de utilizar gesso. Mas não fica mais escuro em utilizar somente luz por meio desses trilhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso vai depender do número de spots e intensidade da luz que vc colocar!;)

      Excluir
  35. Olá, Samara!

    Antes de mais nada, parabéns por seu blog e bom gosto estético!

    Ao pesquisar sobre spots e trilhos em teto de gesso, encontrei seu post e senti firmeza nas informações passadas. Por isso, gostaria de uma dica sua, por gentileza, sobre quantos spots devo colocar num trilho com 1,5 mt para iluminar um nicho no corredor, onde futuramente serão colocados quadro ou fotos na parede. Os spots já foram escolhidos, como o corredor é estreito (só tem 80 cm de largura), serão spots do modelo PAR16 GU10 da Stella, na cor Satin Silver (o acabamento de aço escovado deles). Um vendedor já me sugeriu colocar 6 spots de 6W para um trilho de 1,50 mt . O que acha? Não é muito? Poderia colocar só 4?

    Bjos, e sucesso com o Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luciana!! Fico lisonjeada e feliz por ajudar tanta gente com esse post! Seu comentário tb está riquíssimo de informações!! Perfeito ter escolhido a marca Stella! Confio muito!! Faz três anos que comprei lâmpadas de LED dessa marca e não deram problema!! Respondendo sua dúvida, quatro spots são suficientes sim, mas se for para o lado da estética, gosto de número ímpar! Pense em cinco! ;) Seis, jamais!!

      Excluir

Vou adorar ler sua opinião sobre essa postagem!:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...