Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Hortas em Pequenos Espaços

Nada como cozinhar e comer com temperos colhidos da sua horta! 
Como prometido, aqui está minha postagem sobre hortas em pequenos espaços. 

ideia: instalar uma prateleira de vidro, próximo à janela da cozinha ou na área de serviço.  Aqui os vasos fazem toda diferença, se quiser algo parecido, pinte seus vasinhos.

ideia: outra possibilidade para a horta na pia - vasos diferentes sobre peitoril.

ideia: não sabe o que fazer com aquela varanda minúscula do seu quarto?!

ideia: varandas com espaço reduzido podem ter hortas verticais - vasos parafusados à parede ou em prateleiras de madeira, vidro, canos, pallets...

ideia: essa horta linda é fácil de fazer e ainda decora qualquer jardim! 


Agora as minhas queridinhas!
Porque são fáceis, práticas e ficam esteticamente lindas - horta vertical e horizontal de PVC.

O tutorial dessa horta horizontal vocês encontram aqui ideiasgreen (em português) e aqui nestinstyle (em inglês e super completo).


Finalmente, minha horta de janela, como ainda não tenho varanda, posiciono próximo à janela onde pega sol por uns instantes e tem claridade durante todo o dia!


Esse design é fantástico, lindo, nem parece feito em casa! Não sei quem projetou, mas parabéns se estiver vendo esse post!;)

Para fazer a minha horta pesquisei no youtube e encontrei esse vídeo do Cipó Caboclo Vídeos que explica direitinho o passo a passo.


Fiz algumas modificações para melhorar o projeto:

- o último segmento deixei com 13 cm 
- na parte superior fiz uma assimetria lateral
- deixei o nome do cano nas costas da horta para não aparecer nada nas laterais.
- para pendurar e retirar com facilidade fiz um furo no formato gota
- na hora de serrar os 5 segmentos "desci" com a serra mais um centímetro para facilitar na hora de formar os nichos (até a metade + 1 cm).

Croqui da horta
Colei o fundo da garrafa pet com Super Bonder e fiz uns furinhos com estilete.


Para plantar coloquei primeiro brita pequena e depois a areia com adubo orgânico. As sementes comprei em lojas de produtos veterinários.

Nessa imagem da horta vazia tenho duas considerações: 
1- coloque mais brita! 2- quando empurrar o cano aquecido, tente encostar na parte interna para que a areia não escorra quando for irrigada, por isso recomendo que corte 1 centímetro a mais.


Meu lindão comprou o cano em um ferro-velho, e custou só R$6,00 o metro, mas vinha todo sujo e arranhado... minha dica é limpar antes de cortar, use o lado áspero da esponja para louças, detergente ou Veja e muita força!!


Está valendo cada segundo de trabalho! Foi lindo quando as sementes germinaram e todo dia observo e rego minhas plantinhas... ainda não comi porque é um longo período de espera para a colheita! 


Para quem quer conhecer e melhorar as formas de cultivo, indico o livro da Embrapa Hortas em Pequenos Espaços.
Já estou encomendando o meu;)

Espero que tenham gostado e realizem seus projetos em casa!!



13 comentários:

  1. Horta vertical além de lindo, economiza um espaço danado. E nada melhor do que ter uma hortinha em casa, comprar pequenos temperos fica tão clichê. E para des-estressar é ótimo mexer na hortinha. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Obrigada pelo comentário Amanda!!! E realmente des-estressa!!!rsrs Vou já mexer na minha!!!Um pouco de água pra que as novas sementes germinem!!! Abraços!!!

      Excluir
  2. Nossa, como sua horta ficou linda, vou tentar fazer uma em casa tbm, adorei :)

    E este espaço que vc a pendurou? Que charme!

    Um dia quem sabe, quando minha casa estiver pronta terei uma fotinho tão linda assim para postar^^

    Parabéns!

    Ahh, adorei seu blog e já estou seguindo, tenho um tbm, mas acho chato ficar pedindo para os outros ler, então caso sinta vontade/curiosidade/qualquer coisa, deixei o endereço no fim do comentário^^

    Bjos

    diariodaminhaobra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já estou conhecendo seu blog!!!!
    Amei! Parece tudo que estou passando!!:)
    Espero que sua casa fique do seu jeitinho e quando fizer essa horta ou outras coisas!! Posta no blog que quero ver!!!!:)
    Abraço Patty!!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Samara, acho que além de mim e uma amiga da faculdade vc é minha única leitora... rsrsrsrs

    Espero tbm que minha casa fique pelo menos parecido com o que imagino :)

    Nosso terreno é bem grande e tem espaço para uma horta convencional, mas acredito que daria muito trabalho (e temos pouco tempo), por isso achei tão interessante essa ideia da sua horta, quero fazer algo simples e lindo, que meu filho possa se interessar para cuidar tbm^^

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que eu queria era tem mais espaço pra uma horta maior!! Mas não sei como seria meu tempo!! Ficamos a semana fora de casa! Só voltamos quase pra comer e dormir!!Acho que essa menor é mesmo menos trabalhosa, mas como não pega sol todos os meses do ano... acaba que não colhemos nada dela!! O pé de tomate já está enorme e nunca deu um tomatinho!rs Vou postar outra foto da horta que já está bem bonita!!!Experimenta na tua casa que se pegar muito sol dá certo!!!!;) Seu filho vai amar cuidar de plantas!! É bom de mais!!!! Bejos!!!!!

      Excluir
  5. Todos esses quadrinhos foi vc quem fez? Estão a venda na sua loja tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz quase todos! O grandão de cima é do Vando Farias! E os cubos são os únicos que estão na loja! Mas esses dias estou mudando minha lojinha de site! Depois posto as novidades aqui!!!!;) Tem mais dois que estou pintando, mas acho que só deixarei na loja os cubos mesmo!rs Bejão e obrigada por escrever Patty!!!!

      Excluir
  6. Como voce aquece o cano para afundá-lo?

    patriella@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só aquecer no fogão, mas tem que ser a uma distância de uns 15cm das chamas e fazer sempre movimentos circulares com o cano para que não superaqueça e acabe queimando!;)

      Excluir
  7. Ahhhhhh, muito inteligente!
    Adorei seu blog.

    http://eitasoudonadecasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei q idea genial!!! Voy facer esa tentativa ajei muito interesante ame parabens samara pinheiro.

    ResponderExcluir

Vou adorar ler sua opinião sobre essa postagem!:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...